domingo, 22 de outubro de 2017

Antropologia a luz da bíblia


ANTROPOLOGIA



Falaremos aqui sobre antropologia sob uma perspectiva cristã e bíblica.

Podemos começar essa dissertação com a seguinte explicação dada pelo teólogo Langston: “O homem é uma pessoa como Deus é uma pessoa, e a semelhança entre um e outro acha-se no espírito, naquilo que o homem é na sua natureza pessoal.” Portanto não devemos confundir imagem natural com imagem física, pois Deus é espírito e não tem partes físicas como o homem.

O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, porém perdeu a semelhança moral que tinha com seu Criador quando deu lugar ao pecado. O pecado o corrompeu e deixou apenas traços distorcidos dessa semelhança moral, ficamos apenas com os sensos de justiça e ética que temos em nosso interior. Paulo refere-se a isso em Rm. 2:14 e 15, quando cita: “Quando, pois, os gentios, que não tem lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se...”, esse versículo nos mostra que a lei foi escrita naturalmente por Deus no coração dos homens, e age na consciência humana, ora acusando, ora defendendo suas práticas. Pois para o homem seria impossível guiar-se por si só, tendo em vista que após o pecado original (a Queda), todo o nosso ser se tornou imperfeito.

Quanto a teoria da evolução de Charles Darwin, podemos afirmar com base na Bíblia, que é a inerrante palavra de Deus, que se trata apenas de uma invencionice humana para explicar o inexplicável, ou seja, a maravilhosa obra do Criador, criar tudo do nada. Gênesis 1 e 2 retratam toda a criação, desde a terra sem forma e vazia, até a criação do homem e da mulher. Homem e mulher adultos e perfeitos, com todos os atributos necessários para multiplicar-se e encher a terra como ordenado por Deus, a partir somente da Sua criação.
Deus também demonstra claramente a diferença que há entre as suas criações, especialmente animais e homens, sendo que aos primeiros disse em Gn. 1:24 “Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e repteis, e bestas feras da terra conforme a sua espécie”, enquanto que aos homens o Senhor disse em Gn. 1:26 “Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança...”, dando-lhe o sopro de vida Gn. 2:7, que é o que nos diferencia dos animais, ou seja o espirito.
Também entendemos que não há brecha para o homossexualismo na Bíblia, pois se essa fosse a vontade de Deus, Ele poderia ter criado dois homens ou duas mulheres, mas não o fez, além de que se assim o fizesse, não daria a clara ordenança que se encontra em Gn.1:28, “crescei e multiplicai e enchei a terra”, já que tal ordem seria impossível a duas pessoas do mesmo sexo.
Apesar das inúmeras e infundadas tentativas de se explicar a formação do primeiro homem (Adão), podemos afirmar que o homem foi feito sobrenaturalmente por Deus, do pó da terra e em seu interior habitam a alma e o espirito que foram dados por Ele.
 
Portanto somos formados de três partes indivisíveis e distintas que são: corpo, alma e espirito.
A alma sendo a sede das nossas emoções e dos nossos sentimentos, onde habitam a alegria, tristeza, amor, ansiedade, etc.
O espirito, o fôlego de vida, este dado por Deus especialmente ao ser humano.
Corpo físico, parte material de carne e osso, que guarda o homem interior ou a parte imaterial (espirito-alma), por meio do qual a alma demonstra suas expressões e assim mantém contato com o mundo - Mt.12:34 Jesus diz que a boca (matéria) fala o que o coração (alma) está cheio.

A Queda do homem

A respeito da queda do homem, podemos acreditar que o homem foi claramente enganado pelo inimigo, deixando-se levar pela ardilosa serpente. Pois habitava num jardim criado por Deus especialmente para abriga-lo, em que tinha acesso a todas as maravilhas que ali se encontrava, além de poder contar com a presença única de Deus que vinha lhe visitar todas as tardes. Deus, para garantir que Adão e Eva ali estivessem conscientes e por livre arbítrio, havia ordenado que não comessem do fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Mas desobedeceram a Ele, dando ouvidos a serpente. Como consequência desse ato, o homem e a mulher foram expulsos do jardim, e passaram a sofrer os danos físicos e espirituais que antes não sofreriam. Passaram a ter dores e cansaços, morte física e principalmente perderam o direito à vida eterna.

Conclusão

Quando o homem aceita a Jesus e renasce em Cristo, ele torna-se um novo homem, esse, é nova criatura, e participa da natureza divina mesmo que parcialmente, pois ainda está sujeito aos pecados e a fraqueza humana. Essa condição só mudará quando da segunda vinda de Jesus, formos glorificados e alcançarmos um novo corpo espiritual, onde entenderemos a expressão “à imagem e semelhança de Deus” plenamente.



Que o Senhor possa nos esclarecer mais sobre esse assunto a cada dia.
Busque isso da parte de Senhor, leia a Bíblia e bons livros, faça Teologia.

Deus abençoe!

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A Igreja perfeita

Se fizermos uma pesquisa entre as pessoas que atualmente encontram-se afastadas da igreja, é certeza dizer que chegaríamos à simples conclusão que a maioria das pessoas afastam-se por não concordar com alguma atitude humana dentro da igreja em quê frequentavam. Atitudes que podem ser da liderança,  membros em geral ou até mesmo da doutrina utilizada na igreja.
Como sabemos, são coisas que não devem ser observadas pelos cristãos, tendo em vista que Cristo, nosso Único exemplo a ser seguido, não sucumbiu às humilhações que aqui passou, não desistiu do seu propósito em meio a perseguição e muito menos perdeu a fé no Pai.
Mas, e nós, humanos e falhos como somos, o que podemos fazer para "sofrer menos" com as atitudes daqueles que deveriam ser nossos irmãos em Cristo, líderes espirituais, ministros de louvor, exemplos de fé?

Quero ressaltar aqui duas "metáforas" que estão sendo usadas atualmente e que talvez você já tenha ouvido por aí.
A primeira cita a Arca de Noé e relembra que dentro dela havia inúmeros animais, dois de cada espécie como está escrito na Bíblia. Agora imagina a higiene que havia nela, tente imaginar que chovia muito do lado de fora, e que dentro, muito provavelmente, os animais deveriam sofrer com enjôos, mal estar devido ao balanço da Arca, sem contar a evacuação natural dos animais e seres humanos que estavam dentro dela, além de restos de alimentos, etc...
Resumindo, imagine o mal cheiro e o quanto deveria ser difícil permanecer dentro da Arca. Mas estar naquela Arca era a única certeza de estar vivo.

Tão difícil quanto ...

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

E essas igrejas de hoje?

Refletindo sobre a situação das igrejas evangélicas atuais:

Em meio a essa onda de igrejas evangélicas existentes em quase todo lugar (quase porque se já estivesse em todo lugar, então o evangelho já teria sido pregado a toda criatura e Jesus já teria voltado), eu que me encontro entristecida, com aquele sentimento de incômodo em ver, ouvir e saber, que o nome de Jesus anda sendo lameado e usado para o benefício humano vulgar, hoje encontrei no YouTube um vídeo que me abriu os olhos do entendimento para algumas verdades que até bem pouco tempo eu não enxergava...

Abaixo segue o link para quem se interessar.
https://youtu.be/uoeNyubLdx0

A questão é o tal do evangelho da prosperidade.
Recentemente eu estava em uma dessas igrejas neo pentecostal grande e "famosa", em que se prega a Cristo sim, salvação também, mas a prosperidade e as ofertas são tão fortemente lembradas que é impossível não incluí-la nessa lista.
Não vou citar a denominação para não cair no erro gravíssimo que a Bíblia nos alerta que é: não fazer tropeçar o meu irmão; e também porque amo em Cristo
os dirigentes de lá.
Aconselho que você assista o vídeo, faça uma avaliação da denominação que você frequenta e acima de tudo peça orientação a Deus, o único que pode nos tirar a trave dos olhos e nos fazer enxergar o caminho que devemos seguir.

Fiquei pensando em tantas ofertas irreais que fiz devido a palavra ser ministrada de forma a me fazer acreditar que era aquilo que Deus queria e esperava de mim. O desapego, os desafios, as ofertas alçdas que parecem não ser solicitados aos líderes e a alta cúpula dessas igrejas. Porque enquanto uns vendem carros, casas, alianças entre outras coisas por "amor a obra", eles não andam sem seguranças e motorista, não deixam de viajar de primeira classe várias vezes ao ano para o exterior, muitas vezes a Israel que é sonho de muito crente, não deixam de curtir seus hobbys, trocar seus carros anualmente, blindá-los até.

Enquanto isso a seara aguarda ceifeiros...

O que é feito com o dinheiro que ofertamos a essas igrejas? Quantas famílias são atendidas em alimento, medicamento? Quantas almas foram alcançadas? Quantos viciados são resgatados? Quantos órfãos e viúvas foram cuidados?

Hoje em dia você vai a certas denominações ou eventos "cristãos",  e não sabe se se trata de um templo de adoração a Deus ou aos seus idealizadores!
Exposição desnecessária de seres humanos pobres e pecadores, quando a palavra de Deus nos diz que importa que o Senhor cresça e que eu (o ser humano) diminua cada vez mais.

É realmente triste.

Em João 8:47 diz: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus."

2Pedro 2, um alerta sobre os falsos mestres.

Como foi citado no vídeo, quando somos tocados pelo Espírito Santo, saímos desses lugares que de casa de Deus não tem nada, porque Deus não tem parte com falsas doutrinas, coisas erradas e com a mentira. Esta, é a obra do inimigo, ele é o pai da mentira.

Finalizando, se os membros dessas igrejas se juntassem, e cobrassem uma simples reunião mensal que "abrisse" para todos, entrada e saída de recursos financeiros, quem sabe se mais e mais pessoas não poderiam ter acesso ao Evangelho da Salvação, menos pessoas morreriam com fome, sede e dor, e principalmente sem conhecer a Cristo, o Único e Verdadeiro Salvador.

Enquanto poucos, pouquíssimos missionários saem a campo para cumprir o ide de Jesus, muitos e muitos falsos profetas estão literalmente vivendo do evangelho. Vivendo, viajando, "grifando", engordando, e se mantendo em um estilo de vida cada vez mais alto as custas de "pessoas que passaram e passam todos os dias por lavagem cerebral", enquanto almas são tragadas pelo inferno segundo após segundo...

Graça e Paz!

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Minha ideia inicial:

São tantos os pensamentos que passam pela nossa cabeça por dia, que fica difícil até se entender.
Eu sou professora de Língua Portuguesa, estudante de Teologia, apaixonada por Música, Mãe, Esposa, curiosa de coisas que não sei fazer, dentre outras coisas...
Imagina quanta coisa passa pela minha cabeça ao longo do dia!

Estou criando esse blog para me distrair, expressar minhas ideias, meus pensamentos a respeito da vida. O que aprendi, o que estou aprendendo.

Atualmente me sinto engajada na Obra de Deus. Sou cristã há pelo menos 30 anos, batizada há 25 ou 26, e "rebatizada" há 3 (explico esse negócio de rebatizada num outro post). É esse o meu foco atual, buscar sabedoria das coisas de Deus.

Nessa busca, que deve ser para todos, incessante, aqui pretendo desabafar sobre o que acredito ser correto.
Já antecipo que procuro sempre que possível pensar, buscar, estudar e chegar à uma conclusão sozinha eu e Deus. Sei que o Espírito Santo está comigo o tempo todo como disse Jesus, e por isso procuro não seguir "linha de pensamento" humana. Crio a minha, baseada no que interpreto com a ajuda excelente de Deus e da Sua palavra a Bíblia Sagrada.

Sim, eu estudo Teologia numa escola credenciada e responsável.
Sim também, frequento uma denominação e não cultuo a Deus somente em casa ou pela internet. Eu tenho comunhão com irmãos como Paulo indicou, e tomo Santa Ceia, frequento escola dominical e cultos de oração. Oro de joelhos em casa, ouço e entoo louvores no meu lar e procuro ser exemplo de mulher de Deus. Não escandalizo ninguém (acredito eu).

Mesmo com tudo isso, não deixo de notar muita coisa errada entre as pessoas que se manifestam como cristãos, muitas coisas que entristecem o meu coração dentro das igrejas (templos de 4 paredes), e se entristecem o meu, imagino o de Deus...

Procuro não julgar, só há um Justo Juiz que tem o poder de julgar a todos. E baseada na Palavra de Deus, quero fazer explanações sobre os temas que para mim, se tornarem perminentes.

Aceito críticas construtivas, instruções baseadas na Palavra de Deus e feitas com amor, e até posso mudar de opinião se concordar plenamente com algum ponto de vista.
Que Deus possa nos guiar por esse caminho em busca de conhecimento e nos iluminar.
Que o nosso coração esteja sempre quebrantado e disposto a entender o que o Espírito Santo queira nos falar.
Que nós não sejamos enganados pelos enganadores dos últimos tempos, previstos na Bíblia!